SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número32O entrefigurar-se da palavra no tempoReflexão sobre a avaliação do ensino superior: análise de uma experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SCORSOLINI-COMIN, Fabio; INOCENTE, David Forli  e  MATIAS, Alberto Borges. Análise de ferramentas de interação e comunicação em ambiente virtual de aprendizagem a partir de contribuições de Bakhtin. Educ. Teoria Prática [online]. 2009, vol.19, n.32, pp.173-189. ISSN 1981-8106.

Com a educação a distância, passa-se a refletir a respeito da interação mediada por ferramentas tecnológicas em ambiente virtual. Por meio das noções de dialogismo e polifonia propostas por Bakhtin, discute-se a interação a partir de recortes das ferramentas Fórum e Painel de Opiniões de um curso de pós-graduação na modalidade a distância. Pela análise, essas ferramentas podem ser compreendidas como um espaço intertextual no qual diferentes alteridades são atualizadas, proporcionando um diálogo assíncrono não apenas com a proposição inicial, mas também com os diversos outros posicionamentos assumidos pelos outros alunos. Dessa forma, resgatam-se e reconstroem-se vozes sociais, posicionamentos, conhecimentos e experiências profissionais no campo mediático de interação possibilitado pela educação a distância.

Palavras-chave : Interação; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Intertexto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )