SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número32Reflexão sobre a avaliação do ensino superior: análise de uma experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

CAETANO, Edson. Educação e trabalho no contexto da reestruturação produtiva. Educ. Teoria Prática [online]. 2009, vol.19, n.32, pp.205-223. ISSN 1981-8106.

Este artigo faz uma reflexão sobre o binômio educação e trabalho, tendo como referência a estratégia de reestruturação do processo produtivo e os programas educacionais implementados no setor da construção, através de pesquisa realizada em uma construtora situada na cidade de São Paulo, no período compreendido entre 2000 e 2003. O processo de reestruturação produtiva no setor se inicia em 1983, onde as construtoras foram compelidas a promover alterações na organização do processo de trabalho. É dentro deste cenário que se inserem tanto a estratégia da terceirização, como a alfabetização/qualificação profissional. Portanto, nosso foco de análise incidiu sobre estes dois tipos distintos de iniciativas, que correspondem a dois momentos diferentes na história recente da empresa pesquisada. Para tanto procuramos compreender as mudanças e as implicações nas condições de trabalho, na organização e no conteúdo do trabalho decorrentes da adoção da terceirização. Esta análise se ocupou também dos projetos de alfabetização mantidos nos canteiros de obras, através do confronto entre a visão expressa pelo setor administrativo da construtora pesquisada e pelos trabalhadores acerca do significado, da importância e do papel atribuído à educação.

Palavras-chave : Educação e Trabalho; Alfabetização de Adultos; Reestruturação Produtiva; Terceirização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )