SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número33Programa de Educação de Jovens e Adultos Conquista a Cidadania Negada: a experiência de Bauru (SP)Ações interdisciplinares em salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

GUEDES, Maria Denise; SILVA, Silmara Moraes da  y  PASSOS, Luana. A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJA. Educ. Teoria Prática [online]. 2009, vol.19, n.33, pp.37-48. ISSN 1981-8106.

Educar para a cidadania se constitui no objetivo da educação contemporânea. A partir dessa premissa, desenvolvemos, com os nossos alunos do PEJA, uma reflexão sobre o conceito de cidadania, com o objetivo de compreender qual é o sentido e o significado que os mesmos atribuem ao conceito. Os resultados da reflexão em sala de aula foram sistematizados no presente artigo. Nesse sentido, primeiramente, elaboramos uma breve síntese resgatando a origem e o significado do conceito de cidadania na perspectiva do liberalismo clássico e contemporâneo. Em seguida, apresentamos as análises que realizamos dos textos produzidos pelos alunos sobre a pergunta: o que é cidadania? Finalmente, tecemos algumas considerações sobre a importância de um projeto de extensão como o PEJA para os alfabetizandos que dele participam, bem como, para as alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia que atuam no projeto. Portanto, trata-se de um projeto de extensão institucional que se consolida como um espaço fundamental para a objetivação daquilo que há de mais caro para a universidade pública: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Palabras clave : Cidadania; Educação; Ensino; Educação de Jovens e Adultos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )