SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número33A cidadania em debate: perspectivas dos alunos do PEJAPrograma UNESP de educação de jovens e adultos - PEJA/ Marília: articulação entre teoria e prática na formação do educador e a perspectiva de integração social e comunitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões  e  LIMA, Elieuza Aparecida de. Ações interdisciplinares em salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural. Educ. Teoria Prática [online]. 2009, vol.19, n.33, pp.01-20. ISSN 1981-8106.

Este artigo tem por finalidade discutir a organização do trabalho pedagógico nas salas de aula do PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos - Unesp - Marília) por meio de Projetos de Trabalho, que subentendem ações interdisciplinares na perspectiva da Teoria Histórico- Cultual. Aponta-se para as implicações pedagógicas dessa concepção de ensino, considerando-se a formação do educando jovem e adulto diante da utilização do tempo e do espaço de ensino, da produção do conhecimento, do procedimento dado à informação, às disciplinas escolares, da elaboração/ implementação/ desenvolvimento/ avaliação dos projetos de trabalho interdisciplinarmente à luz do enfoque vygotiskiano. Portanto, nosso olhar é teórico- metodológico e volta-se para um contexto específico: as classes de EJA em suas ações interdisciplinares. Abordaremos tal temática da seguinte maneira: numa primeira parte, tentaremos apresentar os preceitos gerais da teoria, discutindo conceitos-chave como mediação, atividade, aprendizagem, desenvolvimento, estando aí inseridas as ações de educandos e de educadores de EJA. Numa segunda parte, tentaremos retirar algumas lições dessa teoria, para (re)apresentar e (re)pensar os projetos em EJA, ressignificando e redimensionando-os pelo viés vygotiskiano.

Palavras-chave : Interdisciplinaridade em EJA; Metodologia de Projetos; Enfoque Histórico-Cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )