SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número33Ações interdisciplinares em salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural“A educação pela pedra”: alguns olhares sobre a linguagem artística no letramento de jovens e adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

MIGUEL, José Carlos. Programa UNESP de educação de jovens e adultos - PEJA/ Marília: articulação entre teoria e prática na formação do educador e a perspectiva de integração social e comunitária. Educ. Teoria Prática [online]. 2009, vol.19, n.33, pp.69-85. ISSN 1981-8106.

O presente artigo tem como objetivo evidenciar uma das possibilidades de formação dos profissionais de EJA (Educação de Jovens e Adultos), qual seja, a formação contínua que se fundamenta no acompanhamento da trajetória de trabalho do educador com seus alunos, tendo como suporte sua inserção em projetos de pesquisa, e na perspectiva de um processo coletivo que envolve ação-reflexão-ação. Objetiva, também, pôr em discussão as bases sobre as quais podem ser construídas as aprendizagens na área de matemática e suas implicações para a aprendizagem da leitura e da escrita. Partindo de um diagnóstico da realidade, procede à análise documental para situar a EJA no contexto da atual realidade brasileira, discute a ação didático-pedagógica desenvolvida sob a perspectiva da problematização da prática pedagógica e conclui pela necessidade de formação de um professor epistemologicamente curioso.

Palavras-chave : Formação de Educadores; Formação Contínua; Educação de Jovens e Adultos; Matemática; Língua Portuguesa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )