SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número33Programa UNESP de educação de jovens e adultos - PEJA/ Marília: articulação entre teoria e prática na formação do educador e a perspectiva de integração social e comunitáriaA escrita na construção da identidade: uma prática em EJA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SIQUEIRA, Regina Aparecida Ribeiro; BEHLING, Janaína; CHU, Luiza  e  SILVA, Viviane Ramos da. “A educação pela pedra”: alguns olhares sobre a linguagem artística no letramento de jovens e adultos. Educ. Teoria Prática [online]. 2009, vol.19, n.33, pp.87-99. ISSN 1981-8106.

Este trabalho apresenta algumas reflexões de educadores de jovens e adultos quando colocados, eles mesmos, como sujeitos de suas ações numa Oficina de pintura. Analisase uma experiência vivida pelo PEJA - Projeto de Educação de Jovens e Adultos da FCL - Unesp/Assis. Os educadores deste projeto ofereceram uma Oficina intitulada “Arte e Educação: a Arte como linguagem na Educação de Jovens e Adultos”, destinada aos educadores da rede oficial de ensino do município de Assis (SP) e região e aos alunos de cursos de Licenciatura do referido campus. Cada um dos participantes foi convidado a confeccionar um quadro, utilizando materiais diversos como os convencionais pincéis e tintas, além de sementes, folhas, pedras e muita sensibilidade para discutir teoria e prática pedagógicas. A Oficina aconteceu em 2003, por ocasião da V Jornada de Educação da Unesp, com carga horária total de 8 horas.

Palavras-chave : Letramento; PEJA; Educação de Jovens e Adultos; Reflexão; Conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )