SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número33A escrita na construção da identidade: uma prática em EJAPráticas, desafios e produção de (novos) conhecimentos. O PEJA como espaço de formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

FURLANETTI, Maria Peregrina de Fátima Rotta. Avaliação e projeto pedagógico: uma relação amorosa na prática da educação de jovens e adultos. Educ. Teoria Prática [online]. 2009, vol.19, n.33, pp.115-129. ISSN 1981-8106.

Este artigo instiga uma reflexão sobre a avaliação no sentido de conhecer o educando para qualificar suas atitudes, habilidades e conhecimentos tendo como objetivos a tomada de decisões sobre o que, como e quando re- planejar e planejar as ações pedagógicas. Avaliar com a disposição de acolher o outro no seu ser e no seu modo de ser, como o outro está para a partir daí, decidir o que fazer. Refletir sobre as possibilidades de atividades que emergem das atividades do dia a dia buscando através do diálogo os profundos sentidos da linguagem-pensamento e realidade, cuja transformação trará novas necessidades de expressão. O Projeto Pedagógico se inicia quando nos permitimos dialogar com a comunidade para conhecê-la, o nosso plano de aula terá a proposta dialogada e refletida com os educandos fazendo emergir o tema gerador e a sua problematização. Os conteúdos curriculares serão os conhecimentos sócio/culturais desenvolvidos pela humanidade por necessidades históricas.

Palavras-chave : Avaliação; Projeto Pedagógico; Educação de Jovens e Adultos; Amorosidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )