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Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

FRANZI, Juliana et al. Aprendizagem dialógica na educação de pessoas adultas: denúncias e anúncios para a superação de obstáculos e busca de desenvolvimento humano. Educ. Teoria Prática [online]. 2009, vol.19, n.33, pp.159-176. ISSN 1981-8106.

Neste artigo focalizamos a Educação de Jovens e Adultos (EJA), sob o olhar da perspectiva de aprendizagem dialógica, pautada na teoria da ação comunicativa de Habermas e na teoria da dialogicidade de Freire. Tais conceitos apontam para o diálogo como práxis, fundamental à aprendizagem, à constituição do desenvolvimento humano e à democracia; possibilitam a crítica ao modelo de EJA dominante, que discrimina as pessoas adultas com base em preconceito com relação à inteligência adulta; oferece, ao mesmo tempo, instrumentos para superar esse modelo. Nessa perspectiva é que vimos nesse artigo apresentar a EJA enquanto um sistema escolar cultural e não-escolarizante, que garanta a compreensão de seus sujeitos como sujeitos de direitos: educação, moradia, alimentação, emprego, etc. Para tanto, a escolarização nessa modalidade de ensino deve se pautar nas habilidades práticas e comunicativas que já possuem os/as educandos/as, de modo a lhes conferir o direito de se fazerem e se refazerem no mundo. Ao abordarmos a Educação de Pessoas jovens e adultas dentro de uma perspectiva dialógica e crítica, recuperarmos sua função transformadora, sua função de anúncio.

Palabras clave : Desenvolvimento Humano; Educação de Pessoas Jovens e Adultas; Aprendizagem Dialógica.

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