SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número33Aprendizagem dialógica na educação de pessoas adultas: denúncias e anúncios para a superação de obstáculos e busca de desenvolvimento humano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

CONTI, Keli Cristina  e  CARVALHO, Dione Lucchesi de. A educação estatística na educação de jovens e adultos: a inclusão em atividades letradas. Educ. Teoria Prática [online]. 2009, vol.19, n.33, pp.177-193. ISSN 1981-8106.

Este artigo trata do aprofundamento da análise de uma parte do trabalho de campo da pesquisa de mestrado cujo foco de estudo foi o ensino e a aprendizagem de Estatística por alunos jovens e adultos de uma 7.ª série do Ensino Fundamental. A escolha do episódio se deu por avaliarmos que é exemplar para destacar a importância do desenvolvimento de um projeto chamado “estatístico” para a inserção destes estudantes em atividades letradas. Demos destaque ao letramento estatístico estabelecendo interlocução com educadores estatísticos que trabalham nesta perspectiva. Trouxemos também autores que têm embasado nosso aporte teórico-metodológico para as ações de pesquisa. Além disso, vale destacar a contribuição vygotskiana para a compreensão da mediação da professora nas aulas de Matemática nas quais se estava abordando Estatística. É possível afirmar que a produção dos alunos foi além do conhecimento de Matemática e de Estatística e cumpriu o que pretendíamos com relação ao protagonismo daqueles estudantes jovens e adultos e a sua inclusão em atividades letradas.

Palavras-chave : Educação Matemática; Educação Estatística; Letramento Estatístico; Educação de Jovens e Adultos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )