SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número34Refletindo sobre a dimensão privada da educação estatalEducação Infantil e família: uma parceria necessária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

ALMEIDA, Rogério de. Educação contemporânea: a sociedade autolimpante, o sujeito obsoleto e a aposta na escolha. Educ. Teoria Prática [online]. 2010, vol.20, n.34, pp.47-64. ISSN 1981-8106.

O objetivo deste artigo é discutir a educação contemporânea a partir da caracterização da sociedade autolimpante, definida pela abertura pós-moderna e pela pluralidade de mentalidades. É nessa sociedade que convivem o sujeito obsoleto, herdeiro de Prometeu, o sujeito dionisíaco, caracterizado pelo hedonismo, e o sujeito hermesiano, que valoriza a comunicação, a criação e a mediação. No embate dessas perspectivas, a educação vive sua crise de finalidade, não encontrando referências nem modelos para se atualizar. Nesse contexto, discute-se a aposta num trajeto educativo que forme o homem para a escolha, questão que se apresenta como alternativa existencial para o impasse contemporâneo.

Palavras-chave : Educação; Filosofia; Pós-Moderno; Imaginário; Escolha.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )