SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número34Educação contemporânea: a sociedade autolimpante, o sujeito obsoleto e a aposta na escolhaA geografia cultural no III Milênio: perspectivas epistêmico-metodológicas e pedagógicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SAISI, Neide Barbosa. Educação Infantil e família: uma parceria necessária. Educ. Teoria Prática [online]. 2010, vol.20, n.34, pp.65-85. ISSN 1981-8106.

A pesquisa realizada em uma instituição pública de Educação Infantil de São Paulo visou identificar a natureza da interação entre a família e a escola e como esta se apropria, em seu projeto pedagógico, das informações que aquela oferece, para beneficiar a criança. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com instrumentos de observação, entrevista individual e coletiva, análise documental e questionários para professores e pais. Para interpretar os dados obtidos, utilizou-se da técnica de análise de conteúdo. Dentre os resultados, destaca-se que a relação família-instituição de educação infantil, para os pais, centra-se na instituição educacional: é ela que detém informações sobre a criança e, portanto, deve esclarecer dúvidas e orientá-los. É ela detentora de um saber que a família não possui e, como tal, é autoridade. Essa visão é compartilhada pelos educadores. Não há um movimento para incorporar em seu projeto pedagógico as informações provenientes da família, de modo a se construir e se reconstruir continuamente em bases concretas a partir de seu contexto social.

Palavras-chave : Educação Infantil; Família; Projeto Pedagógico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )