SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número34Educação Infantil e família: uma parceria necessáriaEnsino e cultura escolarizada: o habitus no processo de estruturação do campo social da escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

CORREIA, Marcos Antônio. A geografia cultural no III Milênio: perspectivas epistêmico-metodológicas e pedagógicas. Educ. Teoria Prática [online]. 2010, vol.20, n.34, pp.87-100. ISSN 1981-8106.

O artigo reflete sobre mudanças no projeto da sociedade moderna e perspectivas renovadoras dos saberes dentre eles as possibilidades da geografia cultural (III Milênio) assentadas na percepção e representação associada ao subjetivismo e intersubjetivismo da disciplina de geografia. Para tanto, aponta algumas questões metodológicas e pedagógicas da geografia cultural atual, buscando fundamentos fenomenológicos e das representações sociais, para a elaboração de um saber mais humano, transposto a um fazer pedagógico no interior da geografia escolar, o qual poderá contribuir ao projeto da sociedade como um todo. Para isso, volta-se à visão fenomenológica husserliana e merleau-pontyana, assim como a teoria das representações sociais moscoviciana. Essas vem de encontro a uma geografia humanista, à ser constituída e desenvolvida em ambientes acadêmico e didáticopedagógico da ciência geográfica.

Palavras-chave : Geografia Cultural Humanista; Metodologia-Ensino; Percepção-Representação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )