SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número34A geografia cultural no III Milênio: perspectivas epistêmico-metodológicas e pedagógicasProcessos educativos na prática social do Hip Hop: a celebração dos valores da comunidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

VICENTE JUNIOR, Nelson. Ensino e cultura escolarizada: o habitus no processo de estruturação do campo social da escola. Educ. Teoria Prática [online]. 2010, vol.20, n.34, pp.101-114. ISSN 1981-8106.

Nesse artigo apresento a contribuição do sociólogo francês, Pierre Bourdieu em alguns dos seus estudos e investigações sobre o sistema de ensino como reprodutor social, cultural, de exclusão, de um ensino teórico fragmentado e, na maioria das vezes, incentivando o modelo social competitivo agressivo. Nesta perspectiva, trago à discussão o ensino da Filosofia no Ensino Médio quando pode ser constatado que muito do que se ensina nesta disciplina é uma transposição da cultura tradicional filosófica, com recortes fragmentados e distantes dos acontecimentos e do cotidiano dos alunos. O conceito de habitus presente no pensamento de Bourdieu como processo de inculcação, sistema de disposições duráveis, de transmissão dos valores culturais e dos bens simbólicos na estruturas do campo social, faz parte do corpus teórico deste trabalho.

Palavras-chave : Cultura Escolarizada; Ensino de Filosofia; Habitus; Capital Cultural; Pierre Bourdieu.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )