SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número34Ensino e cultura escolarizada: o habitus no processo de estruturação do campo social da escolaComparação de duas experiências de sondagens na alfabetização: Brasil e Alemanha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SIQUEIRA, Cristiano Tierno  e  OLIVEIRA, Maria Waldenez de. Processos educativos na prática social do Hip Hop: a celebração dos valores da comunidade. Educ. Teoria Prática [online]. 2010, vol.20, n.34, pp.115-131. ISSN 1981-8106.

O objetivo desta investigação foi compreender e sistematizar os Processos Educativos que permeiam a Prática Social do Hip Hop da cidade de São Carlos, interior de São Paulo; como esses jovens se educam e como educam outras pessoas de suas comunidades, almejando contribuir para a valorização dos Movimentos de Juventude e para a elaboração de políticas que as considerem. Para tanto, acompanhamos algumas de suas atividades, como reuniões semanais periódicas, eventos artísticos, atividades educativas e festas. A análise dos dados revelou alguns valores presentes na vida dessas pessoas, como o amor pelo que se faz, a humildade, a necessidade do trabalho coletivo, a responsabilidade e o pertencimento a uma comunidade. Os homens e as mulheres do Hip Hop convidam-nos a abrir as portas das Escolas e Universidades, para que nos dispamos dos pré-conceitos que construímos todos os dias, para que aprendamos com jovens do Hip Hop, como também com outras pessoas que lutam por condições de vida dignas. Acreditamos que esta investigação traz contribuições para se pensar a educação que permeia Práticas Sociais em espaços não-escolares, como também para re-pensar a educação nos espaços escolares.

Palavras-chave : Processos Educativos; Hip Hop; Juventude; Educação Popular.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )