SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número34Processos educativos na prática social do Hip Hop: a celebração dos valores da comunidadeMoralidade e moral ecológica: contribuições para a prática docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

RIOLFI, Claudia Rosa; SCHULER, Diana  e  BARZOTTO, Valdir Heitor. Comparação de duas experiências de sondagens na alfabetização: Brasil e Alemanha. Educ. Teoria Prática [online]. 2010, vol.20, n.34, pp.133-150. ISSN 1981-8106.

Nosso objeto consiste nos registros de sondagens realizadas por professores alfabetizadores. Interessando-nos por circunscrever quais são os saberes mobilizados por eles para registrar um dado estado de conhecimento, nossa interrogação incidiu sobre as habilidades e os conhecimentos necessários para que um profissional possa registrar o estado da articulação feita pela criança no que diz respeito às habilidades, atitudes e conhecimentos necessários para escrever. Para tanto, analisamos registros de sondagens coletados em dois ambientes distintos: uma escola municipal da cidade de São Paulo e uma escola estadual em Berlim. A análise dos dados mostrou que a professora brasileira não registra qualquer comentário descritivo ou analítico, limitando-se a aplicar uma grade de verificação previamente estabelecida. Por sua vez, mesmo na escola alemã, que preserva a memória da escolarização do aluno, as anotações feitas pela professora são imprecisas e genéricas, não se prestando plenamente para a partilha de informações a respeito da criança com outros profissionais. Assim, concluímos que, para terem maior relevância pedagógica, as sondagens só teriam sentido em uma escola vista como lugar de pesquisa.

Palavras-chave : Alfabetização; Sondagem; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )