SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número34Moralidade e moral ecológica: contribuições para a prática docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

CORREIA, Carlos Eduardo Felix. Os erros no processo ensino/aprendizagem em matemática. Educ. Teoria Prática [online]. 2010, vol.20, n.34, pp.169-186. ISSN 1981-8106.

O objetivo deste artigo é contribuir com os questionamentos acerca do ensino da Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental apresentando um “olhar” diferente e positivo aos erros em Matemática dos alunos no sentido em que os mesmos possam ser tomados como recurso metodológico e re-orientador da prática pedagógica por parte dos professores. Para tanto, este artigo apresenta uma fundamentação teórica sobre o erro, perpassando por uma breve incursão histórica acerca das pesquisas envolvendo essa temática no mundo e aponta quando esse tema começou a ser tratado no Brasil. Aborda também a questão da cultura avaliativa que acomete os professores e os agentes escolares.

Palavras-chave : Erros em Matemática; Avaliação em Matemática; Prática Pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )