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Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

GODOI, Elisandra Girardelli. Avaliação na creche: o disciplinamento dos corpos e a transgressão das crianças. Educ. Teoria Prática [online]. 2010, vol.20, n.35, pp.21-37. ISSN 1981-8106.

Este artigo discute as práticas avaliativas presentes na educação das crianças de 0 a 3 anos. A metodologia foi construída através de pesquisa qualitativa, realizada em uma creche da Rede Municipal de Campinas (RMC) durante um ano e utilizou os seguintes recursos na coleta de dados: observações e entrevistas. A avaliação presente neste espaço comparava, rotulava, classificava, ora reprovava, ora aprovava a criança. Uma avaliação baseada na vigia e no controle constante (na observação se a criança obedecia ou não às regras que eram determinadas), que disciplinava o corpo e determinava as formas das crianças se portarem, como: a maneira que deveriam se sentar, comer, dormir, brincar, entre outras. Ao mesmo tempo, os dados revelaram um movimento de transgressão por parte das crianças em relação a estas regras, ou seja, uma resistência à forma de trabalho que, se apresentava rotineiro e homogêneo, que educava para o disciplinamento e para a submissão. Assim, em contrapartida a esta forma de trabalho, as crianças mostravam sinais de (des) encontro entre as propostas dos adultos e da instituição e o seu jeito de ser.

Palavras-chave : Avaliação; Educação Infantil; Disciplinamento; Resistência.

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