SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número35Avaliação na creche: o disciplinamento dos corpos e a transgressão das criançasCrítica e autocrítica: avaliação participativa em escolas do campo do estado de Mato Grosso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Projeto Interventivo no Bloco Inicial de Alfabetização no Distrito Federal: “projeto envolvente e que traz resultados a curto prazo”. Educ. Teoria Prática [online]. 2010, vol.20, n.35, pp.39-56. ISSN 1981-8106.

O texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa que vem sendo realizada sobre a avaliação no Bloco Inicial de Alfabetização - BIA. Analisam-se as possibilidades de o Projeto Interventivo contribuir para a construção da avaliação formativa no BIA. Para isso analisaram-se 100 Projetos de diferentes escolas do Distrito Federal - DF - e coletaram-se percepções de professores, coordenadores pedagógicos e supervisores. Apresentam-se os momentos e as singularidades desse Projeto. Defende-se a tese de que desenvolvê-lo em consonância com a avaliação formativa pressupõe a individualização/diferenciação do ensino. Professores e coordenadores pedagógicos apontaram as contribuições que o Projeto tem trazido, como o maior acompanhamento do desempenho de cada aluno, e as dificuldades para desenvolvê-lo. As várias possibilidades oferecidas por esse projeto ainda não foram exploradas pelas escolas, como por exemplo: a superação da recuperação de estudos em seu formato tradicional e a organização da escola não-seriada. Constatou-se que uma das maiores necessidades do Projeto é ser “abraçado por todos os professores e principalmente ser entendido pela direção e coordenadores”.

Palavras-chave : Projeto Interventivo; Avaliação; Bloco Inicial de Alfabetização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )