SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número35Do avaliar a aprendizagem ao avaliar para a aprendizagem: por uma nova cultura avaliativaAvaliação Institucional: contribuições para a discussão a partir da experiência da UNESP/Rio Claro - Instituto de Biociências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

FREITAS, Luiz Carlos de. Avaliação: para além da “forma escola”. Educ. Teoria Prática [online]. 2010, vol.20, n.35, pp.89-99. ISSN 1981-8106.

A forma que a avaliação assume no interior da escola capitalista não pode ser desvinculada da própria forma de uma escola constituída para atender a determinadas funções sociais da sociedade. Excluir e subordinar têm sido as funções preferenciais que estão na base da organização da atual forma escola. As razões para tais funções se devem ao fato de que, nesta visão, a sociedade é apresentada como um dado pronto e acabado devendo a juventude conformar-se a esta. Isola-se a escola da vida e se elege o interior da sala de aula como palco privilegiado do processo educativo. A forma que a avaliação toma é devedora destas decisões. Ao isolar-se da vida, a escola isola-se do trabalho socialmente útil, em seu sentido amplo, o qual poderia ser um elemento fundamental na própria constituição do processo de avaliação da escola. Mas, para isso, a escola teria que assumir outra forma abrindo possibilidades para outras formas de avaliação também.

Palavras-chave : Objetivos Educacionais; Forma Escola; Avaliação; Auto-Organização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )