SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número35Avaliação Institucional na escola de educação básica: uma aproximação orientada pelos princípios da participaçãoO Uso da DEA como ferramenta alternativa da gestão escolar na avaliação institucional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SORDI, Mara Regina Lemes de. Há espaços para a negociação em políticas de regulação da qualidade da escola pública?. Educ. Teoria Prática [online]. 2010, vol.20, n.35, pp.147-162. ISSN 1981-8106.

Descreve-se projeto de avaliação institucional desenvolvido em rede municipal de ensino com destaque aos princípios orientadores da proposta que valorizam o fortalecimento dos atores locais da escola para participarem da negociação em prol de uma escola pública cuja concepção de qualidade seja socialmente  relevante. Por meio das vozes de atores implicados no processo de implementação são destacados os desafios, as potencialidades e vulnerabilidades da proposta. Conclui-se que a avaliação institucional em escolas de ensino fundamental é campo em construção e que requer a disposição política de experimentar modelos alternativos em que a regulação possa ocorrer de forma negociada e participativa.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; Regulação da Escola Pública; Participação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )