SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número35Há espaços para a negociação em políticas de regulação da qualidade da escola pública?Implicações da avaliação em larga escala no currículo: revelações de escolas estaduais de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

MIRANDA, Antonio Carlos  e  RODRIGUES, Sueli Carrijo. O Uso da DEA como ferramenta alternativa da gestão escolar na avaliação institucional. Educ. Teoria Prática [online]. 2010, vol.20, n.35, pp.163-180. ISSN 1981-8106.

Este artigo é parte das reflexões realizadas por ocasião do desenvolvimento das teses de doutorado defendidas, em 2005 e 2008, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. O mote foi explorar a metodologia da aplicação da DEA na avaliação do desempenho de escolas municipais e estaduais de educação básica. Uma das características da DEA é possibilitar a construção e a análise dos dados, respeitando a escola isoladamente, ao mesmo tempo em que constrói uma fronteira de eficiência para cada instituição, a partir de critérios que não são arbitrários ou estranhos às mesmas. Entende-se que cada escola tem um conjunto de “recursos” (infraestrutura, número de professores, apoio técnico, biblioteca, etc.) e que deve obter alguns “resultados” (número de alunos aprovados, proficiência dos alunos, redução da violência na escola, etc.). A DEA permite que se observe a relação (recursos e resultados) dentro de uma escola olhando simultaneamente para o conjunto das escolas analisáveis. Por conseguinte, optou-se em pontuar duas importantes decisões metodológicas: a orientação do modelo DEA e a utilização de pesos no tratamento de dados educacionais. Ademais, apresentamos uma síntese operacional para a execução da DEA. Por fim, concluímos que a DEA pode se tornar uma ferramenta prática e muito útil para os gestores, pois relaciona recursos e resultados, agregados a outras informações, de maneira simples e de fácil entendimento.

Palavras-chave : Análise por Envoltória de Dados (DEA); Sistema de Ensino; Avaliação; Indicadores de Qualidade em Educação; Análise de Dados Quantitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )