SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número35O Uso da DEA como ferramenta alternativa da gestão escolar na avaliação institucionalO impacto do PISA na Produção Acadêmica Brasileira: contribuições para a discussão do currículo escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SOUSAI, Sandra Zákia Lian  e  ARCAS, Paulo Henrique. Implicações da avaliação em larga escala no currículo: revelações de escolas estaduais de São Paulo. Educ. Teoria Prática [online]. 2010, vol.20, n.35, pp.181-199. ISSN 1981-8106.

O propósito deste artigo é de analisar implicações da avaliação em larga escala no currículo escolar, particularmente na avaliação da aprendizagem. Pretende-se explorar seu potencial de controle e conformação do trabalho escolar. Para tanto, tomar-se-á como referência iniciativas de política educacional em realização no estado de São Paulo, discutindo eventuais repercussões. Dados de pesquisas realizadas em escolas da rede serão apresentados ao focalizar a avaliação da aprendizagem, em especial as de ARCAS (2009) e FREIRE (2008).

Palavras-chave : Avaliação em Larga Escala; Avaliação da Aprendizagem; Currículo Escolar; Política Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )