SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número35Implicações da avaliação em larga escala no currículo: revelações de escolas estaduais de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

DICKEL, Adriana. O impacto do PISA na Produção Acadêmica Brasileira: contribuições para a discussão do currículo escolar. Educ. Teoria Prática [online]. 2010, vol.20, n.35, pp.201-228. ISSN 1981-8106.

Este artigo pretende se inserir no debate a respeito da relação entre avaliação e currículo, tendo como objeto de análise a produção acadêmica brasileira que toma como um elemento importante de sua argumentação o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA. Com base em conceitos de Perelman e Olbrechts-Tyteca, são analisados 51 artigos, publicados entre 2001-2009 em periódicos científicos, com vistas a responder a questões tais como: que lugar e valor é atribuído ao PISA pelos autores? Em que medida e como articulam seus construtos à possibilidade que as avaliações em larga escala manifestam de induzir currículo? Os achados desse estudo exploratório são apresentados através de três indicadores: PISA como premissafato, como premissa-pressuposto e como argumento. Ainda, são recuperados as teses e os argumentos presentes em trabalhos que interrogam o PISA do ponto de vista do currículo a que induz. Constata-se que o PISA está consolidado como um aporte importante para a elaboração de objetos de estudo e como referência de análise. No entanto, poucas foram as produções encontradas que problematizam com profundidade e rigor o currículo que esse Programa, junto com outros sistemas de avaliação, põe na ordem do dia.

Palavras-chave : Avaliação; Currículo; PISA.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )