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Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e  e  SALLES, Leila Maria Ferreira. Imaginário, cultura global e violência escolar. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.36, pp.45-62. ISSN 1981-8106.

Neste artigo discutimos a questão da violência escolar à luz do referencial teórico do Imaginário. A temática do imaginário a respeito da instituição escolar é analisada diante de algumas características da sociedade atual apontadas por diferentes autores tais como Sennett (2006), Taylor (2006) e Baumann (2005). São apresentados alguns dados da pesquisa realizada com professores de duas escolas do interior do Estado de São Paulo, dando-se destaque para o imaginário sobre a escola e as relações que se estabelecem nesse contexto. Esta pesquisa teve como metodologia de coleta de dados a realização de uma dinâmica de grupo. Concluímos chamando a atenção para a importância de os estudos sobre violência escolar buscarem elucidar os diferentes aspectos institucionais focando não somente os alunos e suas famílias, mas as interações no interior da escola. Uma análise institucional que enfoque os aspectos micro e macrosocial pode contribuir para que a escola consiga enfrentar os problemas em uma perspectiva mais realista, buscando alternativas no próprio grupo para explicitar barreiras que são interpostas pelo imaginário institucional.

Palavras-chave : Imaginário; Cultura Global; Violência Escolar.

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