SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número36Imaginário, cultura global e violência escolarDiscutindo algumas faces do fracasso escolar como um “sintoma” da violência escolar: do individual à instituição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

FONSECA, Débora Cristina. Adolescência e subjetividade: pressupostos teóricos para uma análise dos sentidos e significados no campo da saúde. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.36, pp.63-83. ISSN 1981-8106.

Adolescência, de forma geral, tem sido entendida como uma fase linear do desenvolvimento humano. Neste artigo, questionamos esse entendimento e trabalhamos a compreensão de adolescência, psiquismo e desenvolvimento humano mediada pelos pressupostos da teoria histórico cultural. Para essa reflexão, tomamos por referência a construção teórica e interpretativa elaborada a partir de uma pesquisa qualitativa realizada com profissionais de saúde sobre os sentidos e significados de adolescência. A análise dos dados apontou o predomínio de uma visão naturalizada de adolescência, contribuindo para a invisibilidade dos sujeitos adolescentes concretos nas práticas educativas em saúde. Considerando que a Política Nacional de Atenção a Saúde do Adolescente e Jovem (2007) dispõe sobre a necessidade de práticas educativas e preventivas com essa população, entende-se que as ações precisam ser subsidiadas por um processo reflexivo sobre adolescência e desenvolvimento humano. Dessa forma, as ações poderão ser mais efetivas se forem criadas possibilidades de reflexão, de modo a considerar múltiplas variáveis no entendimento da adolescência, sendo possível, assim, apreendê-la como construção social e não como uma etapa natural do desenvolvimento humano.

Palavras-chave : Adolescência; Subjetividade; Educação; Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )