SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número36Adolescência e subjetividade: pressupostos teóricos para uma análise dos sentidos e significados no campo da saúdeA fraternidade e a educação para a paz: possibilidades pedagógicas numa perspectiva de mudança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SILVA, Rosane Gumiero Dias da. Discutindo algumas faces do fracasso escolar como um “sintoma” da violência escolar: do individual à instituição. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.36, pp.84-100. ISSN 1981-8106.

Atualmente são muitas as queixas apresentadas pela escola, principalmente no que se refere à violência escolar. É visível que o sistema educacional brasileiro tem sentido dificuldade em prevenir essas queixas e seus sintomas, como a indisciplina, a agressividade, o roubo, a depredação da instituição, a dificuldade de aprendizagem - enfim, o fracasso escolar. Alguns estudos - como Tessaro (2001); Patto (1987); Boarini (1998a), dentre outros - mostram que ainda é comum centrarem-se no aluno as explicações para esses comportamentos. A escola ainda costuma atribuir a responsabilidade pelo ato violento exclusivamente ao aluno e à sua família. Nosso interesse neste estudo é discutir algumas contribuições da abordagem educativa Pedagogia Institucional, que questiona as práticas individuais em relação à violência nas escolas através do seu enfoque psicossociológico e apresenta uma alternativa de trabalho coletivo, envolvendo professores, alunos, pais e comunidade.

Palavras-chave : Violência Escolar; Pedagogia Institucional; Fracasso Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )