SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número36Discutindo algumas faces do fracasso escolar como um “sintoma” da violência escolar: do individual à instituiçãoA sociologia da infância: esboço de um mapa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

BENITES, Larissa Cerignoni et al. A fraternidade e a educação para a paz: possibilidades pedagógicas numa perspectiva de mudança. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.36, pp.101-124. ISSN 1981-8106.

Na preocupação com o processo de formação profissional, o olhar deste estudo voltou-se para o processo de formação continuada, em especial um curso de extensão denominado “Escola de Educadores” que tem como temática a compreensão da fraternidade e da educação para paz como possibilidades pedagógicas. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi esclarecer a proposta do curso e averiguar a produção de material dos participantes e a relação com a temática em questão. Trata-se de um estudo que tem na abordagem de análise qualitativa o seu ponto de referência, privilegiando o estudo exploratório. Como resultado, aponta-se que o curso possui uma estrutura coerente com seus objetivos e apresenta ações pedagógicas planejadas e sistematizadas, de caráter teórico e/ou prático que não são inseridas na estrutura curricular dos cursos regulares de graduação ou pós-graduação e possibilitam o “repensar pedagógico” do professor. Sobre a produção de material, notou-se a incorporação das temáticas trabalhadas no curso na leitura pelos trabalhos de conclusão e iniciativas inovadoras nos estágios. Em caráter de conclusão, entende-se que o curso de extensão apresenta-se como uma oportunidade de formação, mas, também, como um universo de novas experiências e desafios.

Palavras-chave : Formação de Professores; Educação; Extensão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )