SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número36A fraternidade e a educação para a paz: possibilidades pedagógicas numa perspectiva de mudançaDe objetos a sujeitos de pesquisa: contribuições da sociologia da infância ao desenvolvimento de uma etnografia da educação de crianças de populações tradicionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

MORUZZI, Andrea Braga. A sociologia da infância: esboço de um mapa. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.36, pp.125-137. ISSN 1981-8106.

Desde a década de 1980 e, mais evidentemente, a partir da década de 1990 a Sociologia da Infância tem se expandido e se consolidado enquanto campo teórico significativo para se pensar a educação e o universo cultural das crianças pequenas. Pesquisas de origens portuguesas, francesas e inglesas, entre outras, mostram, sob diferentes temáticas e arranjos teóricos, as contribuições e a relevância desse campo. Este artigo procura reunir diferentes obras da Sociologia da Infância, no intuito de esboçar um mapa de seus principais temas e pressupostos. Neste artigo será abordado o tema do protagonismo infantil de acordo com a ideia de que as crianças são atores sociais e que as noções a respeito do que vem a ser a criança ou a infância são construídas socialmente. Os processos de socialização também são debatidos e questionados, pois por meio deles se (re)configuram ritos e rituais, produzindo o que vem sendo chamado de cultura ou culturas infantis. Esses temas lançam, por fim, um desafio para a Sociologia da Infância: como desenvolver metodologias adequadas de pesquisas com crianças, no intuito de aprimorar o que conhecemos e o que fazemos com e por elas?

Palavras-chave : Sociologia da Infância; Crianças; Socialização; Culturas Infantil; Metodologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )