SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número36A sociologia da infância: esboço de um mapaBrincar infantil e subjetividade: reflexões a partir da brincadeira de casinha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

PEREIRA, Bárbara Elisa  e  NASCIMENTO, Maria Letícia Barros Pedroso. De objetos a sujeitos de pesquisa: contribuições da sociologia da infância ao desenvolvimento de uma etnografia da educação de crianças de populações tradicionais. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.36, pp.138-156. ISSN 1981-8106.

Uma pesquisa etnográfica com crianças exige a precisão da descrição densa dos fatos observados, tal como as que envolvem outros grupos sociais. Pesquisas com crianças, entretanto, são recentes, principalmente pela presença da preposição com, que significa reconhecê-las como atores sociais e incluí-las como participantes ativas no processo de pesquisa, possibilidades abertas pela Sociologia da Infância. Ao se adotar essa perspectiva, procura-se o desenvolvimento de uma postura diferenciada no campo de pesquisa, a de adulto atípico (CORSARO, 1990; 2002; 2005; FERREIRA, 2008), a fim de aprofundar as culturas das crianças, ao mesmo tempo que se investigam as significações mais próximas de sua visão de mundo. Os conceitos teórico-metodológicos desenvolvidos pelos estudos da Sociologia da Infância, suas relações com os estudos da Antropologia, e a pesquisa etnográfica com crianças de populações tradicionais, constituem a base deste artigo, cujo objetivo é refletir sobre a entrada no campo e a posição do adulto nas pesquisas com crianças.

Palavras-chave : Pesquisa Etnográfica; Sociologia da Infância; Crianças; Populações Tradicionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )