SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número36De objetos a sujeitos de pesquisa: contribuições da sociologia da infância ao desenvolvimento de uma etnografia da educação de crianças de populações tradicionaisA cultura material escolar como fonte de pesquisa das práticas escolares em São João del-Rei, MG (1938-1944) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SOMMERHALDER, Aline  e  ALVES, Fernando Donizete. Brincar infantil e subjetividade: reflexões a partir da brincadeira de casinha. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.36, pp.157-180. ISSN 1981-8106.

Em interlocução com a psicanálise como referencial teórico, o artigo tem por objetivo tratar de aspectos constitutivos do brincar infantil em um ambiente de brinquedoteca escolar. Para tanto, realiza uma reflexão a partir dos resultados de seis sessões de observação da “brincadeira de casinha” entre crianças da educação infantil. A observação dessa atividade lúdica foi acompanhada do registro em diário de campo das ações e falas das treze crianças participantes do estudo. Este mostra que o brincar infantil constitui-se em um espaço subjetivo e é um veículo privilegiado de realização simbólica de desejos e fantasias, de transformação da realidade e criação de novos conhecimentos. Portanto, ressalta-se a importância da valorização da brinquedoteca na escola como modo de resgate e concretização do brincar na educação infantil e destaca-se o valor dessa atividade lúdica para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança nesse nível educativo.

Palavras-chave : Brincar de Casinha; Psicanálise; Criança; Educação Infantil; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )