SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número36Brincar infantil e subjetividade: reflexões a partir da brincadeira de casinhaA promoção da saúde em escolas do ensino fundamental e médio em Teresina, PI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

ABREU JUNIOR, Laerthe de Moraes  e  GUIMARAES, Paula Cristina David. A cultura material escolar como fonte de pesquisa das práticas escolares em São João del-Rei, MG (1938-1944). Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.36, pp.181-200. ISSN 1981-8106.

Este trabalho se insere no campo de pesquisa da história da Educação, mais especificamente no âmbito de pesquisa da cultura material escolar. Investiga as práticas escolares do segundo grupo escolar criado na cidade de São João del-Rei entre os anos de 1938 a 1944 por meio do seu arquivo, que guarda parte dos materiais que foram utilizados naquela época, sendo, em sua maioria, documentos oficiais. Os dois principais documentos analisados foram o Livro de atas e termos de promoção e os Livros de matrícula. Estas fontes primárias de pesquisa não foram analisadas de forma isolada; foi realizado o cruzamento dos dados contidos nesses materiais, o que possibilitou maior entendimento das práticas escolares empreendidas pelo grupo escolar naquele momento. A análise dos materiais foi realizada tendo em vista o momento histórico no qual eles foram produzidos, o “Estado Novo”.

Palavras-chave : Cultura Material Escolar; Práticas Escolares; Arquivos Escolares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )