SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número36A cultura material escolar como fonte de pesquisa das práticas escolares em São João del-Rei, MG (1938-1944) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

AGUIAR, Elenita Maria Dias de Sousa  e  SOUSA, Emanuelle Agda Ferreira de. A promoção da saúde em escolas do ensino fundamental e médio em Teresina, PI. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.36, pp.201-215. ISSN 1981-8106.

Saúde é um tópico em debate. Trata-se de um tema de amplitude ímpar que deve ser trabalhado e discutido desde os primeiros passos até a terceira idade. Como a informação e a educação são formas de despertar o interesse e o conhecimento da população sobre os aspectos relativos à vigilância sanitária, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) idealizou o Projeto Educação e Informação. Este desenvolve ações educativas em escolas de Ensino Fundamental e Médio a partir da temática saúde, de maneira a aumentar o nível de conscientização dos sujeitos. Leva em conta o fator multiplicador representado pelas crianças e a função social da escola. Este artigo apresenta um relato de experiência desenvolvido a partir de uma ação definida pelo Projeto Educação e Informação, a qual teve o objetivo de trabalhar a promoção da saúde com alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas. Dentre os resultados destacam-se: a identificação de práticas saudáveis no que se refere à preservação da saúde; a distinção entre remédios e medicamentos; maior conscientização quanto aos cuidados com medicamentos; a obtenção de maiores informações quanto à “automedicação”.

Palavras-chave : Educação; Criança; Escola; Anvisa; Promoção da Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )