SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número37O modernismo nos livros didáticos de ensino médio: os temas e textos tidos como fundadores e a formação do leitor escolarizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

JALOTO, Alexandre Marques. Expectativas de jovens e adultos do ensino médio sobre a escola e sua relação com a disciplina de biologia: uma experiência em uma escola pública do Rio de Janeiro. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.37, pp.05-27. ISSN 1981-8106.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica e se constitui em um espaço de características distintas das do ensino regular. Tais características devem-se ao público a que se destina: indivíduos com defasagem escolar que buscam a conclusão da educação básica em uma corrida contra a exclusão da nossa competitiva sociedade. Este trabalho tem como objetivo compreender as expectativas dos alunos de EJA a partir de uma experiência docente e fazê-las dialogar com as opções curriculares nessa modalidade de ensino. Para tanto, o artigo tratará do histórico da EJA e da diversidade de seu público. A diversidade e as expectativas dos alunos dessa modalidade de ensino serão analisadas a partir de textos produzidos por eles, análises que balizaram a elaboração de duas atividades realizadas por mim em sala. O trabalho defende a importância de o docente considerar seus objetivos, bem como os da escola e dos alunos, em relação ao ensino de Biologia, para realizar suas seleções curriculares. Conclui-se também que os materiais produzidos devem considerar as especificidades da EJA e seu público, além de contribuir para o entendimento e uso da linguagem científica e para a construção de uma pedagogia libertadora que seja, de fato, socialmente transformadora.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Práticas Curriculares; Ensino de Biologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )