SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número37O modernismo nos livros didáticos de ensino médio: os temas e textos tidos como fundadores e a formação do leitor escolarizadoAvaliação de sintomas de estresse em professores universitários: qualidade de vida no fazer docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

VASQUES, Andréia Lopes Pacheco  e  SARTI, Flavia Medeiros. Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.37, pp.48-70. ISSN 1981-8106.

Este artigo focaliza discursos referentes à formação de duas gerações brasileiras de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com relação ao primeiro momento, entre o final da década de 1980 e início da década de 1990, procedeu-se ao estudo de documentos relativos à proposta curricular do Projeto Cefam/SP, o que revelou discursos que enfatizavam uma formação docente voltada para o trabalho coletivo e a atitude crítico-reflexiva. Já no segundo período, correspondente à geração de professores formada a partir da segunda metade da década de 1990, as propostas de formação docente (representadas por diretrizes, referenciais e decretos federais) são marcadas pela influência de organismos internacionais e por um viés econômico, seguindo uma direção pragmatista baseada em competências individuais, o que aponta para um enfraquecimento político do magistério enquanto grupo profissional. Questiona-se, assim, a pertinência de se considerar o momento atual como sendo de profissionalização docente.

Palavras-chave : Formação de Professores; Profissão Docente; Discurso Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )