SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número37Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitosAdoção de sistema de ensino apostilado em Ipeúna, SP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

PEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri; AMARAL, Marcela Cunha do  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: qualidade de vida no fazer docente. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.37, pp.71-91. ISSN 1981-8106.

O objetivo deste estudo foi avaliar a presença de sintomas de estresse em uma amostra de professores de uma universidade privada do interior do Estado de Minas Gerais. Participaram voluntariamente 147 professores de diferentes cursos das áreas de Humanas, Saúde, Educação, Tecnológica e Veterinária. Foi aplicado individualmente o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). Os resultados indicaram que 55,1% dos professores não mostraram sintomas de estresse. Do restante (44,9%), o estresse se apresentou em grau moderado, estando a maioria na fase de resistência. Os sintomas psicológicos apareceram em porcentagem maior que os físicos e, em alguns casos, associados aos físicos. Sugere-se a continuação das investigações que identifiquem os estressores no trabalho docente em nível superior, com a perspectiva de elaborar programas para a diminuição desses sintomas e, consequentemente, para a promoção de uma melhor qualidade de vida.

Palavras-chave : Estresse; Professores Universitários; Estresse Ocupacional; Qualidade de Vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )