SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número37Avaliação de sintomas de estresse em professores universitários: qualidade de vida no fazer docenteProposta curricular de Santa Catarina: abordagem histórico-política sobre sua constituição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

CAIN, Alessandra Aparecida. Adoção de sistema de ensino apostilado em Ipeúna, SP. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.37, pp.82-112. ISSN 1981-8106.

Este trabalho investigou e analisou a implantação e as consequências da parceria público-privada no município de Ipeúna, estado de São Paulo, quanto à adoção de sistema de ensino apostilado. Partindo do pressuposto de que a política do governo estadual de Mário Covas, ratificada nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef), induziu a municipalização do ensino fundamental e, em decorrência disso, houve a ampliação de parcerias público-privadas. Considerou-se neste trabalho o levantamento de dados demográficos, financeiros e educacionais, realização de entrevistas semiestruturadas, consultas aos sites governamentais. No estudo de caso verificou-se que houve alterações na política educacional municipal, sendo transferido o loco decisório quanto à seleção e organização dos conteúdos curriculares e quanto à formação de professores para o ”sistema de ensino”.

Palavras-chave : Municipalização do Ensino; Parceria Público-Privada; Sistema de Ensino Apostilado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )