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Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

THIESEN, Juares da Silva; STAUB, José Raul  e  MAURICIO, Wanderléa Damásio. Proposta curricular de Santa Catarina: abordagem histórico-política sobre sua constituição. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.37, pp.113-134. ISSN 1981-8106.

O artigo apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa que analisa as implicações escolares decorrentes da implantação da Proposta Curricular na Rede Pública de Ensino de Santa Catarina - estudo em desenvolvimento no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. No texto, construído a partir de um trabalho exploratório, os autores descrevem e analisam a constituição histórico-política da Proposta Curricular em sua primeira fase de discussão e sistematização, no final da década de 80 e início dos anos 90. Para dar conta dessa tarefa teórica, o trabalho identifica aspectos da relação entre o contexto sociopolítico brasileiro e o movimento educacional catarinense que deu origem à formulação da Proposta Curricular e destaca as implicações do pensamento curricular que, nos anos 80/90, hegemonizava os debates do campo no Brasil. No artigo, apresentam-se as primeiras conclusões dessa etapa de pesquisa, dentre as quais se destacam: a) que a motivação geradora do trabalho de formulação da Proposta Curricular teve forte relação com a realidade social e política do Brasil no final dos anos 80; b) que a formulação da Proposta não se inscrevia como pauta dos movimentos sindicais da época - ela se deu por iniciativa da própria Secretaria de Estado da Educação; c) que, embora os autores da Proposta tenham optado por uma concepção teórica bem definida, não houve aprofundamento sobre o campo da teoria curricular. Os argumentos apresentados no texto sustentam-se na literatura afim, em documentos oficiais e nos próprios cadernos que compõem a Proposta.

Palavras-chave : Proposta Curricular; Estado; Educação; Política.

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