SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número37Gráfico tátil: a possível forma de informação e inclusão do deficiente visualUtilização da sacola ecológica como recurso didático do zoológico “Quinzinho de Barros” na educação ambiental em espaços não-formais de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes  e  ALMEIDA, Maria Isabel de. Registro de práticas e formação de professores: reflexão, memória e autoria. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.37, pp.169-188. ISSN 1981-8106.

Este artigo tem por objetivo analisar a contribuição da prática do registro nos processos de formação em serviço e de desenvolvimento profissional do professor. Organiza-se em três partes: na primeira, explicitamos concepções de diferentes autores sobre nosso objeto (FREIRE, 1996; GUARNIERI, 2001; SÁ-CHAVES, 2004; WARSCHAUER, 1993, 2001; ZABALZA, 1994, 2004); na segunda, detemo-nos na análise de registros diários produzidos por uma professora de Educação Infantil, procurando destacar elementos que elucidem a relação entre registro, reflexão e formação; ao final, indicamos a necessidade de caminhar do registro como postura individual ao registro como processo coletivo, como sugere a perspectiva da documentação pedagógica descrita em bibliografia italiana (BALSAMO, 1998; BENZONI, 2001; BORGHI, APOSTOLI, 2001; GANDINI, GOLDHABER, 2002). O registro pode contribuir para os processos de desenvolvimento profissional e organizacional, em uma escola reflexiva (ALARCÃO, 2002, 2003) e verdadeiramente pública porque se faz visível à sociedade via documentação das experiências que educadores e crianças constroem juntos (MALAGUZZI, 1999).

Palavras-chave : Registro de Práticas; Documentação Pedagógica; Formação de Professores; Desenvolvimento Profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )