SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número37Registro de práticas e formação de professores: reflexão, memória e autoria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

CHERUTTI, Giselle; MATHIAS, Maria Otília J. M.  e  GARCIA, Viviane Aparecida Rachid. Utilização da sacola ecológica como recurso didático do zoológico “Quinzinho de Barros” na educação ambiental em espaços não-formais de aprendizagem. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.37, pp.189-207. ISSN 1981-8106.

O Zoológico de Sorocaba desenvolve vários programas de educação ambiental para escolares e para a formação continuada de professores, sendo um deles a visita orientada. Essa visita tem como objetivo promover interação entre o público e o monitor, durante um passeio pelos setores do Zoo. Nesse passeio, é utilizada a sacola ecológica com a finalidade de apresentar conceitos relacionados à conservação do meio ambiente, preparando os alunos para a atividade. Esse trabalho investigou a aplicação da sacola ecológica como recurso didático de ensino-aprendizagem durante a visita monitorada. Foram acompanhadas duas visitas, com alunos de escolas públicas com idade entre seis e oito anos. A coleta dos dados ocorreu com uma turma que utilizou previamente a sacola ecológica em sala de aula, e outra turma que apenas realizou a visita ao zoológico sem a utilização da sacola. Os instrumentos utilizados foram observações e entrevistas semiestruturadas com o monitor, alunos e professores das duas turmas. Após a análise dos dados, pôde-se concluir que a utilização da sacola ecológica, atrelada às atividades escolares, é um importante recurso didático na assimilação dos conceitos apresentados.

Palavras-chave : Sacola Ecológica; Recurso Didático de Ensino-Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )