SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número38Considerações em torno das formas atuais de organização do trabalho na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

LIMA, Licínio C.. Políticas educacionais, organização escolar e trabalho dos professores. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.38, pp.08-26. ISSN 1981-8106.

Ao longo das últimas décadas ocorreram grandes mudanças no papel do Estado nas políticas da educação pública, especialmente através da ação de entidades transnacionais e supranacionais. Seguiu-se um processo de crescente subordinação da educação aos imperativos da economia no capitalismo tardio e a teorias de organização e liderança escolares de feição empreendedorista. Algumas dimensões daquilo a que o autor chama o cânone gerencialista e a hiperburocratização das escolas são analisadas com referência a tendências internacionais e também à mais recente reforma portuguesa do sistema de gestão das escolas estatais. São sugeridos, para futuras investigações, possíveis impactos das mudanças políticas e organizacionais introduzidas, principalmente relativas ao processo de trabalho dos professores e às tendências para a competitividade, a desprofissionalização, a subordinação e a alienação.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Gerencialismo; Governação Escolar; Trabalho Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )