SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número38Considerações em torno das formas atuais de organização do trabalho na escolaReorganização gerencialista da escola e trabalho docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

ARAUJO FILHO, Heleno. Reformas educacionais: consequências para os sistemas e para os trabalhadores em educação. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.38, pp.45-58. ISSN 1981-8106.

O presente artigo aborda as consequências das reformas educacionais, ocorridas a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, na educação básica. Essas reformas foram elaboradas sem a participação social, fazendo com que haja ainda no país um elevado número de pessoas não alfabetizadas, um grande percentual de analfabetos funcionais, a não universalização do atendimento escolar, baixa qualidade do aprendizado e uma escola com dificuldades de cumprir o papel de preparar o cidadão para a vida e o trabalho. Além disso, as políticas educacionais levaram um longo tempo, após a Constituição, para serem aprovadas e não atenderam às reivindicações e expectativas dos trabalhadores da educação. Contudo, nos últimos três anos houve mudanças na estrutura da educação brasileira levando a alguns avanços; mas, ainda, há desafios a serem superados. O autor conclui chamando a atenção para a importância da participação, organização e intervenção das entidades organizadas dos movimentos sociais para que os desafios presentes na educação sejam superados e esta esteja no rumo certo.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Sistemas de Ensino; Trabalhadores em Educação; Participação Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )