SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número38Sobre a legalidade da aquisição e uso dos “sistemas de ensino privados” na educação públicaSistemas de ensino privados em redes públicas de educação: relações com a organização do trabalho na escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

GALZERANO, Luciana Sardenha; GOBI, Roberta Cristina  y  LUIZ, Kátia Tamara. Breve retrato da atuação dos Grupos Empresariais Objetivo, COC e Positivo nos municípios do estado de São Paulo. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.38, pp.98-113. ISSN 1981-8106.

Este artigo objetiva fazer uma breve apresentação acerca da origem, do funcionamento e da inserção no mercado educacional paulista, enfatizando o período de 2001 a 2010, de três grandes Grupos Empresariais - Objetivo, COC e Positivo - bem como caracterizar os produtos e serviços que integram seus “sistemas educacionais”. Para além da atuação no setor privado de ensino, tais Grupos têm se destacado por sua ampliação na rede pública, através da adoção de seus respectivos “sistemas apostilados de ensino” por um número significativo de municípios paulistas. Os dados referem-se a levantamento realizado pelas autoras durante desenvolvimento de pesquisas de Iniciação Científica. Observam-se muitas semelhanças na trajetória e na atuação desses três Grupos e uma intensa e crescente oferta de seus respectivos “sistemas de ensino” para as redes públicas, gerando conseqüências como padronização de conteúdos escolares, padronização de qualidade e transferência de responsabilidades do setor público para a esfera privada.

Palabras clave : Parceria Público-Privada; Sistema Apostilado de Ensino; Grupo Empresarial Objetivo; Grupo Empresarial COC; Grupo Empresarial Positivo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )