SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número38Sistemas de ensino privados em redes públicas de educação: relações com a organização do trabalho na escolaA organização do trabalho escolar em foco: os limites das heranças anti- democráticas e as potencialidades dos processos participativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

BERTAGNA, Regiane Helena  e  BORGHI, Raquel Fontes. Possíveis relações entre avaliação e sistemas apostilados privados em escolas públicas. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.38, pp.132-146. ISSN 1981-8106.

Este trabalho parte da tendência já verificada em estudo anterior de ampliação das parcerias entre a esfera pública e privada na educação e tem como objetivo discutir uma das modalidades identificadas, a ampliação da adoção de sistemas apostilados privados em escolas públicas municipais e as possíveis relações com os sistemas de avaliação externos. A partir dos dados disponíveis no banco de dados do Grupo Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais - GREPPE discute-se como um dos principais fatores para o crescimento da adoção de sistemas apostilados, a busca das escolas e municípios em melhorar os resultados nos sistemas de avaliações, e, portanto, a centralidade dos sistemas de avaliações nas políticas educacionais. Aponta-se, ainda, para a contradição entre o caminho que vinha sendo trilhado, no sentido de ampliação da autonomia e democratização da gestão escolar e a adoção de sistemas privados de ensino, bem como suas possíveis implicações para a organização do trabalho pedagógico das escolas.

Palavras-chave : Sistemas Apostilados; Organização do Trabalho Pedagógico; Avaliação; Público-Privado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )