SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número38A organização do trabalho escolar em foco: os limites das heranças anti- democráticas e as potencialidades dos processos participativosLa organización del trabajo en la escuela en el contexto posterior a la década neoliberal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SOUZA, Silvana Aparecida de. Gestão democrática e arquitetura da escola. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.38, pp.168-185. ISSN 1981-8106.

Trata-se de pesquisa teórica e conceitual sobre a organização da escola e sua democratização, priorizando-se um aspecto de natureza objetiva: sua arquitetura. O estudo teve por base a literatura acerca da democratização escolar e a contribuição teórica de Michel Foucault, no que diz respeito à analise do espaço como recurso de controle, vigilância e adestramento, passando para uma revisão histórica do modelo de construção dos prédios escolares no Brasil. Essa é portanto uma análise sociológica sobre o espaço escolar, na sua relação com o processo de democratização da educação básica, entendido esse como a garantia das condições de acesso e permanência universal a uma educação de qualidade, pensada e gestada a partir dos interesses coletivos de seus usuários. Conclui-se que a arquitetura da escola pública no Brasil não propicia a gestão democrática, seja pelo formato controlador dos prédios construídos no período republicano, seja pela prioridade econômica atual para a construção dos prédios escolares públicos, que contempla pouco ou nenhum espaço para atividades coletivas. E o caráter controlador dos prédios se mantém, agora não mais pela sua arquitetura, mas propiciado pelo desenvolvimento tecnológico, que permite o monitoramento por câmeras de vídeo, o que se faz com a autorização e apoio da comunidade.

Palavras-chave : Organização da Escola; Gestão Democrática; Arquitetura da Escola; Qualidade da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )