SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue39Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

SCOTUZZI, Claudia Aparecida Sorgon. O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.39, pp.05-15. ISSN 1981-8106.

Este artigo constitui uma revisão bibliográfica sobre as diferentes teorias pedagógicas e sua relação com o fazer docente. Apresenta o contraponto entre a escola tradicional, fundamentada na força dos modelos e no estudo dos clássicos da história humana, e a escola nova, que defende a ideia de centralidade na atividade do aluno e em métodos e programas baseados na experiência da criança. Adota, para tanto, o seguinte referencial teórico: Saviani (2008a/2008b), Snyders (1974), Gramsci (1991), Luzuriaga (1961), Bloch (1951), Hernandez (1998), Ball (1994) e Gauthier (1998), entre outros. Propõe uma reflexão sobre a escola como principal recurso estratégico de educação das comunidades humanas e sobre os saberes necessários à profissionalização do ensino. Debate, ainda, as pedagogias adotadas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, nas últimas décadas, incluindo o novo currículo oficial, e a influência do Estado e do mercado na prática docente.

Keywords : Escola; Prática Docente; Teorias Pedagógicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )