SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número39Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SCOTUZZI, Claudia Aparecida Sorgon. O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.39, pp.05-15. ISSN 1981-8106.

Este artigo constitui uma revisão bibliográfica sobre as diferentes teorias pedagógicas e sua relação com o fazer docente. Apresenta o contraponto entre a escola tradicional, fundamentada na força dos modelos e no estudo dos clássicos da história humana, e a escola nova, que defende a ideia de centralidade na atividade do aluno e em métodos e programas baseados na experiência da criança. Adota, para tanto, o seguinte referencial teórico: Saviani (2008a/2008b), Snyders (1974), Gramsci (1991), Luzuriaga (1961), Bloch (1951), Hernandez (1998), Ball (1994) e Gauthier (1998), entre outros. Propõe uma reflexão sobre a escola como principal recurso estratégico de educação das comunidades humanas e sobre os saberes necessários à profissionalização do ensino. Debate, ainda, as pedagogias adotadas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, nas últimas décadas, incluindo o novo currículo oficial, e a influência do Estado e do mercado na prática docente.

Palavras-chave : Escola; Prática Docente; Teorias Pedagógicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )