SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número39O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicasAspectos da prática docente: formação do professor e processos de socialização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

MARCON, Daniel; GRACA, Amândio Braga dos Santos  e  NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.39, pp.16-37. ISSN 1981-8106.

O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) é utilizado pelo professor para transformar seus conhecimentos sobre o conteúdo em conhecimentos compreensíveis e ensináveis aos alunos. Para a construção do CPC, a literatura indica que os futuros professores se deparem com questões inerentes à atuação docente desde seu ingresso na formação inicial, e não apenas nos estágios curriculares. Diante disso, este ensaio objetivou refletir sobre a relação entre os contextos de formação inicial e de atuação docente na Educação Básica, bem como sobre os eventuais reflexos das experiências de prática pedagógica nos estágios curriculares dos futuros professores e na construção do seu CPC. A literatura consultada sugere que: o contexto de formação necessita permear e ser permeado pelos contextos social e educacional que circundam os cursos, sendo a relação entre formação inicial e Educação Básica pautada pela harmonia, complementaridade e reciprocidade; a participação das práticas pedagógicas na construção do CPC permite que os futuros professores cheguem aos estágios curriculares em melhores condições de assumir as responsabilidades inerentes a essa etapa de sua formação docente; e mesmo que a literatura não evidencie estratégias para a implementação das práticas pedagógicas, é crescente o consenso de que elas necessitam distribuir-se horizontalmente nos cursos de formação inicial de professores.

Palavras-chave : Formação de Professores; Docência; Estágios Curriculares; Práticas de Ensino; Conhecimentos Docentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )