SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número39Reflexões teóricas sobre a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professoresPrática de ensino em (micro)história e linguagem cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. Aspectos da prática docente: formação do professor e processos de socialização. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.39, pp.38-55. ISSN 1981-8106.

Este artigo apresenta discussão sobre aspectos da prática pedagógica de professores, enfatizando aprendizagens realizadas em processos de socialização ocorridos na escola. Parte-se do conceito de prática docente formulado por Gimeno Sacristán (1999), ou seja, como expressão de conjunto de esquemas práticos que o professor mobiliza em sua ação, e que são adquiridos, entre outros aspectos, pela experiência. Também, utiliza-se o conceito de saberes docentes (TARDIF, 2002). Os dados foram coletados por meio de entrevistas com dez professores do ensino fundamental I em duas escolas públicas estaduais paulistas. As análises permitem afirmar que parte considerável do ofício é aprendida na prática e são, no mais das vezes aprendizagens tácitas, ou seja, não ocorrem de forma intencional. Na pesquisa, destacaram-se aprendizagens de práticas relacionadas às rotinas escolares e ao funcionamento da escola, práticas de controle e de relacionamento com os alunos e práticas de organização e seleção de conteúdos.

Palavras-chave : Cultura Escolar; Prática Docente; Socialização do Professor; Saberes Docentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )