SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número39Aspectos da prática docente: formação do professor e processos de socializaçãoA nova filantropia capitalista e a intensificação do trabalho docente: reflexões sobre o voluntariado empresarial. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

PERINELLI NETO, Humberto; PAZIANI, Rodrigo Ribeiro  e  MELLO, Rafael Cardoso de. Prática de ensino em (micro)história e linguagem cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.39, pp.56-79. ISSN 1981-8106.

Este artigo tem o objetivo de repensar conceitos, conteúdos e objetivos de temáticas ligadas à área de História através da articulação entre o uso de linguagens audiovisuais - no caso, o cinema - o papel da narrativa e a construção de práticas de ensino, todas baseadas nos estudos de micro-história. Desejamos não apenas debater os potenciais pedagógicos e empíricos dos recursos tecnológicos dentro das salas de aula, mas, especialmente, o das possibilidades reais de transformação dos alunos em sujeitos do processo de construção de novos conhecimentos na área, por meio da produção do curta metragem. Essa ferramenta pedagógica e tecnológica pode ajudar-nos a refletir sobre as prerrogativas dos PCN’s que prevem em suas propostas a valorização do local e do cotidiano dos alunos, o respeito à diversidade e pluralidade, o papel dos sujeitos na História. A proposta aqui apresentada é fruto de um projeto realizado na Fundação Educacional de Fernandópolis entre 2009 e 2010, sob a forma de trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos por alunos do curso de graduação em História.

Palavras-chave : Prática de Ensino em História; Cinema; Narrativa; Curta Metragem; Micro-História.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )