SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número39A nova filantropia capitalista e a intensificação do trabalho docente: reflexões sobre o voluntariado empresarial.Educação superior no Brasil e as políticas de expansão de vagas do Reuni: avanços e controvérsias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SILVA, Maria Carolina da  e  PARAISO, Marlucy Alves. O currículo de Harry Potter: representações de escola e currículo na literatura infanto-juvenil. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.39, pp.99-116. ISSN 1981-8106.

Este artigo tem como objetivo analisar as representações de escola e currículo divulgadas pela série de livros Harry Potter. Sucesso em todo o mundo, a série Harry Potter é composta por sete livros que contam as aventuras de um menino que, aos 11 anos, descobre ser um bruxo e é enviado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde aprenderá a usar seus poderes mágicos. Com base na vertente pós-estruturalista dos Estudos Culturais, considero que a representação não apenas apresenta uma realidade, mas atua ativamente na sua construção. O argumento desenvolvido é do que a escola entendida como ideal pelos livros é aquela que é um lar para professores/as e alunos/as, que é segura e que agrupa os/as estudantes segundo suas habilidades e características individuais. O modelo curricular divulgado pela série é uma fusão do currículo científico com o currículo prático. Tendo em vista a abrangência dos livros, é importante compreender como a educação vem sendo divulgada em um artefato cultural não escolar endereçado para os/as jovens.

Palavras-chave : Currículo; Pedagogia Cultural; Representação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )